quinta-feira, 26 de abril de 2012


DICA PARA O VESTIBULANDO!


DICA PARA O VESTIBULANDO!

Biotecnologia: O profissional
            Como este blog, é feito por alunos do Terceiro ano do Ensino Médio, iremos disponibilizar como é a atuação de um profissional de Biotecnologia.
O profissional de Biotecnologia é multidisciplinar, pois entende tanto de biologia quanto de química, física, estatística e informática.
Diferença entre Bacharelado e Tecnológico
A graduação tecnológica forma especialistas em gestão e processos biotecnológicos. O bacharelado propõe formação abrangente para que o profissional possa exercer atividades em todas as áreas da biotecnologia, como o desenvolvimento de tecnologias e aperfeiçoamento dos processos biológicos, bem como se especializar em algum setor de sua preferência, como agrícola ou ambiental.
O mercado de trabalho
A demanda por bacharéis e tecnólogos deve continuar crescendo. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a população mundial chegará a 9 bilhões até 2050. É preciso, segundo a entidade, aumentar a produção de alimentos em 70% para dar conta de tanta gente. E, para isso, aposta que somente com técnicas de biotecnologia será possível chegar a esse patamar de produção.
Além do setor de alimentos, os mais aquecidos são os de biocombustíveis (bioetanol e biodiesel), medicamentos (vacinas e hemoderivados), melhoramento genético animal (bovino, caprino e ovino), meio ambiente e conservação de espécies (biorremediação, controle de poluentes e bioindicadores). Outra área que desponta no Brasil é a de cosméticos. A região amazônica já colhe bons frutos como polo produtor de cosméticos graças à biodiversidade local, que permite a obtenção de extratos de frutos e raízes.
Salário inicial: R$ 1.800,00 (fonte: prof. Marcos Luiz Pessati, da Univali).
O curso
O currículo segue uma linha, com boa base de matemática, física, química, estatística, informática, além da formação profissionalizante, como engenharia bioquímica, biotecnologia vegetal, tecnologia de produção de vacinas, métodos quantitativos em biotecnologia, melhoramento genético e biossegurança. O estágio é obrigatório, e o aluno deve apresentar um projeto de conclusão no último ano. 
Duração média: de quatro a cinco anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário