Química Ambiental
A química ambiental teve sua origem na química clássica e se tornou uma ciência interdisciplinar por envolver outras matérias como: Biologia, Ecologia, Geologia entre outras.
Essa parte da química estuda as mudanças que ocorrem no meio ambiente, mais precisamente, os processos químicos que envolvem essas mudanças e que causam sérios danos a humanidade.
As atividades humanas inadequadas, sejam em industrias ou nos próprios lares, tem gerado efluentes e resíduos sólidos líquidos e gasosos, que acabam que acabam tendo seu destino final na atmosfera, nos solos e na água. A química ambiental abrange os mecanismos que definem e controlam a concentração das espécies químicas que precisam ser monitoradas e através da detecção dos problemas em determinado local da natureza, é possível prevenir um estrago maior ao meio ambiente.
O profissional da área, o químico ambiental, tem um campo vasto de atividades em que pode trabalhar. Estes profissionais são muito requisitados no setor industrial, tais com indústrias químicas em geral, indústrias de cosméticos, indústria de alimentos, sucos, metalúrgica, e várias outras, que estão cada vez mais preocupadas com a atuação da empresa em relação à natureza, por isso a importância destes químicos no quadro de profissionais da indústria. Estes profissionais podem atuar na coleta e análise de amostras para identificação de um contaminante, ajudar a desenvolver programas de remediação e estarem envolvidos na mudança das práticas industriais, de modo que o resultado final seja um produto que respeite a natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário